Programa Cidade Saneada leva curso para formação de encanadores para moradores de São Lourenço da Mata

Foto: divulgação

Aumentar as oportunidades no mercado de trabalho para moradores de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, é a proposta do curso para formação de encanadores que iniciou na última segunda-feira (22), e prossegue até o dia 20 de maio, iniciativa que vai beneficiar 40 pessoas com qualificação profissional. Uma iniciativa do Cidade Saneada, programa desenvolvido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e que está possibilitando implantar sistema de esgotamento sanitário na cidade, o curso é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Dividido em duas turmas – nos períodos da tarde e noturno - o programa de qualificação de encanadores é gratuito e será ministrado numa unidade móvel do Senai, que ficará instalada na Praça do Canhão, no Centro de São Lourenço da Mata. O curso acontece de segunda à sexta-feira, terá quatro horas diárias e duração total de 80 horas e vai oferecer uma formação teórica e prática de alto nível, com a chance de grande empregabilidade para todos os que concluírem o programa. Outra possibilidade para os participantes, que receberão um certificado oficial, é seguir o caminho do empreendedorismo, e abrir o próprio negócio.

No curso, os participantes aprenderão sobre temas como ferramentas da qualidade, desenvolvimento sustentável, tubulações subterrâneas e aéreas, dispositivos e instalações de sistemas hidráulicos, sanitários, águas pluviais, além de outros conteúdos como o combate a incêndio e manutenções em geral. As inscrições foram realizadas com o apoio da Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do município de São Lourenço da Mata, que também cedeu o espaço para a instalação da unidade móvel do Senai na Praça do Canhão.