Propaganda topo

Camaragibe investiga caso suspeito de coronavírus em gestante

Jovem apresentou sintomas da Covid-49 e tem histórico de contato com pessoa que já estava em isolamento por suspeita da doença

Coronavírus. Foto: Reprodução/Google

Uma mulher grávida de 16 semanas, que mora no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, está com suspeita de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19. Em nota divulgada nesta terça-feira (17), a prefeitura da cidade informou que a jovem procurou a Maternidade Amiga da Família com queixa de febre, tosse, cansaço devido à asma e com histórico de contato com pessoa que já estava em isolamento por suspeita da doença.

A médica de plantão entrou em contato com a Central de Regulação e informou o caso da paciente no portal do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE). "Durante o atendimento, a gestante foi medicada e os sintomas foram estabilizados. Com isso, de acordo com critérios do Ministério da Saúde, não foi necessário o internamento da mesma, sendo recomendado o isolamento domiciliar", disse a nota.

O Cievs/PE realizará o acompanhamento ambulatorial e irá à residência da paciente fazer a coleta do material para o exame de testagem. Ainda na nota, a Prefeitura de Camaragibe reforçou a orientação de evitar locais com aglomerações de pessoas e reforçar os hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão com frequência, não tocar olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, utilizar lenços descaráveis, e, sempre que possível, utilizar álcool em gel 70%.

"Também é recomendado que qualquer munícipe que chegar de viagem internacional, mesmo que assintomático, permaneça em isolamento domiciliar voluntário durante sete dias, seguindo a orientação do Ministério da Saúde", acrescentou o comunicado. Outras informações podem ser adquiridas por meio do número 136 ou do aplicativo coronavírus-sus, disponível para Android e IOS. A prefeitura também disponibiliza o contato da Vigilância Epidemiológica do município: (81) 3458-0723.

Coronavírus em Pernambuco

Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), chegou a 18 a quantidade de pessoas infectadas no Estado, sendo quatro que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, não há transmissão comunitária em Pernambuco. Ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Está restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas.

Fonte: FolhaPE

Postar um comentário

0 Comentários