Propaganda topo

Terapia online: 3 motivos para aderir a esta modalidade na quarentena



Desde a criação do método psicanalítico por Sigmund Freud, o setting (consultório) desempenha um importante papel.
Caracterizado essencialmente pela presença do divã e da luz baixa, o ambiente no qual ocorrem os atendimentos representa a entrega do paciente ao processo de terapia, a segurança sobre as informações que ali serão transmitidas e a firmeza de tom parental com a qual o psicanalista deverá conduzir seu trabalho.
Entretanto, os avanços tecnológicos proporcionam novas possibilidades que têm chamado atenção não só de psicanalistas, mas também de psicólogos e outros tipos de terapeutas.
O atendimento online já é uma realidade. No que diz respeito à Psicologia, o conselho que regulamenta esta profissão, estabeleceu normas para a ampla utilização do meio virtual em sua Resolução CFP nº 11/2018.
Com a Psicanálise não poderia ser diferente, e muitas das associações/sociedades aceitam esta modalidade de atendimento, ainda que em caráter temporário.
Antes da crise do covid-19, na qual precisamos manter o isolamento social, a terapia virtual era prevista no meio psicanalítico apenas para os seguintes casos:
  • Viagens em que o paciente precisa passar um maior período de tempo fora;
  • Casos em que o paciente está impossibilitado de se locomover ou tem sua locomoção prejudicada, mas em quadro fora de caráter de urgência (ideias suicidas, vícios ou angústia extrema).
Agora, diante da pandemia, os atendimentos virtuais foram extendidos a todos. Sabemos que a crise tem um prazo de validade (embora ainda não saibamos qual), e é necessário encarar esse tipo de atendimento como um paliativo, não como um substituto para os atendimentos presenciais.

Por que fazer terapia durante a quarentena?

Antes de tudo, preciso esclarecer que a técnica psicanalítica é indicada para todos que possuem uma demanda, questão ou conflito interno. Se algo não vai bem e precisa de solução, reflita sobre estes 3 motivos para fazer terapia online:

1- Mesma técnica das sessões presenciais

Não se pode negar que existem algumas limitações quando se realiza uma comunicação virtual: a internet de alguma das partes pode sofrer quedas, ou apresentar lentidão, por exemplo. Mas no que se refere ao método terapêutico, tudo se desenvolve de maneira idêntica às sessões presenciais.
Para isso, é necessário apenas que o paciente tome alguns cuidados para reproduzir as condições básicas do setting:
  • Escolher um ambiente isolado da casa onde se sinta confortável;
  • Definir com o psicanalista um horário específico para o atendimento;
  • Solicitar privacidade e respeito dos outros membros da casa no momento da sessão.
Cumprindo estes pré-requisitos, o paciente poderá falar livremente e interagir com as pontuações de seu psicanalista no processo investigativo natural da análise.

2- Neuroses amplificadas durante o isolamento

Em linhas gerais, Freud conceituou como neurose todo tipo de perturbação da mente que não priva o indivíduo completamente de sua percepção da realidade.
Somos em maioria, neuróticos, pois os sofrimentos psíquicos fazem parte da nossa vida. Alguns deles são convertidos em sintomas quando não tratados e o isolamento social pode intensificá-los, como exemplificamos em post anterior.
Passar por esta fase sem um acompanhamento profissional pode trazer prejuízos à saúde mental.

3- Negociação do valor dos atendimentos

Muitos psicanalistas negociam o valor da sessão com seus pacientes no ato do contrato verbal. É comum também, que seja combinado entre ambos a possibilidade de renegociação em casos especiais.
Todo bom profissional que exerce a Psicanálise sabe que o mais importante é a evolução do paciente perante suas próprias questões, e por isso acolhe à redução de valores, se for preciso. Cabe aqui também o bom senso e sinceridade do analisando.
Entendemos que a pandemia de coronavírus trouxe impactos sem precedentes à sociedade, eliminou empregos e desestabilizou a renda familiar.
Se você foi um dos afetados pela crise, por que não ter uma conversa franca com seu psicanalista e solicitar uma redução temporária do valor ao invés de cancelar as sessões e interromper ou adiar o investimento no seu próprio bem-estar?
Aproveito também o espaço deste blog para disponibilizar atendimento online GRATUITO (máximo de 5 sessões) para vítimas de covid-19, em iniciativa conjunta com colegas psicanalistas:

Instagram: @nepozianopsic
Facebook: /nepozianopsic
Twitter: @nepozianopsic
Deixe seu comentário abaixo sobre este artigo ou entre em contato comigo pelo WhatsApp para agendar sua primeira entrevista gratuita (online durante o período de quarentena).

Postar um comentário

0 Comentários