Propaganda topo

Comércio de rua e salões de beleza reabrem em 99 cidades de Pernambuco

Cerca de 99 das 184 cidades de Pernambuco podem reabrir as lojas do varejo de rua com até 200 m² (das 9h às 18h) e salões de beleza na próxima segunda-feira (15). 

Foto: JC imagens
A nova flexibilização faz parte da quarta fase do plano de reabertura da economia no estado, em meio à pandemia do coronavírus.

A nova fase também inclui ainda a retomada dos treinos dos times de futebol e de lojas de serviços para veículos com 50% dos funcionários. 

Segundo o governo estadual, ficam de fora da nova etapa 85 municípios do Agreste e das zonas da Mata Sul e Norte. Isso porque as cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não mostraram tendência de queda no número de novos casos e apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva.

Novas regras

A reabertura deve ocorrer com protocolos sanitários e de prevenção ao contágio do coronavírus, como respeito ao distanciamento social, uso de máscaras e fornecimento de álcool gel para higienização das mãos.

O retorno do varejo de rua é válido para lojas de até 200 metros quadrados. O funcionamento deve ser das 9h às 18h.

Em relação à operação física do varejo, além do tamanho limite de lojas em até 200 metros quadrados, fica proibida a realização, nestes estabelecimentos, de eventos públicos tipo shows, apresentações e similares, que possam gerar aglomeração. 

O fluxo de clientes também deve ser observado para que, dentro da estrutura da loja, esteja apenas um cliente para cada 20 metros quadrados. Significa que uma loja do tamanho máximo permitido só poderá ter dez clientes ao mesmo tempo, além da equipe de funcionários. 

Um estabelecimento com metade do tamanho, de 100 metros quadrados, por exemplo, só poderá receber cinco clientes concomitantemente.

Os salões de beleza precisam atender um cliente por vez, por agendamento, sem fila de espera e com higienização entre um cliente e outro, além de obedecer ao distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre clientes.

Os treinos dos times de futebol profissional também estão liberados a partir desta segunda-feira (15).

Lista das 85 cidades que não terão a nova etapa de reabertura econômica

Região de Palmares - Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

Região de Caruaru - Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Região de Garanhuns - Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

Região de Goiana - Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Postar um comentário

0 Comentários