Propaganda topo

Pernambuco amplia público prioritário para realização de testes da covid-19

Foto: Divulgação
A partir do dia 22 de junho, também terão prioridade para acesso aos exames trabalhadores sintomáticos de serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, além de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade. 

Usuários e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h e gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais também passam a ser incluídos nos grupos prioritários para testagem.

Além disso, os pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas também passam a fazer parte do grupo prioritário. Nesses casos, não é necessário apresentar sintomas de gripe. 

O processo de testagem para os profissionais de serviços essenciais será integrado ao aplicativo “Atende em Casa” e os detalhes serão divulgados ao longo da semana.

Esses novos grupos se juntam aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. 

Também já estão contemplados com essa prioridade, os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos.

Em coletiva de imprensa online, nesta segunda-feira (15), o secretário André Longo ressaltou que a ampliação da testagem para a Covid-19 tem sido uma das prioridades da gestão estadual. 

“Essa ampliação só será possível graças à doação de 24 mil testes RT-PCR, que recebemos na semana passada de um grupo empresarial, assim como da chegada de um equipamento de última geração, extrator de RNA e processador de RT-PCR, que estamos aguardando e que vai possibilitar a automatização de todo o processamento das amostras no Lacen-PE, quadruplicando a nossa capacidade de testagem”.

Postar um comentário

0 Comentários